Treinamento Funcional para emagrecer

Por que o treino Funcional pode ser uma ótima opção para quem quer emagrecer?

O treinamento funcional tem sido popularizado, pois garante a perda de peso de forma saudável. Essa prática exige a movimentação de todas as partes do corpo humano e é baseada nos movimentos naturais do dia a dia, como andar, correr, pular, agachar, etc.

A medida que você for avançando poderá incrementar seu treinamento com equipamentos que te ajudarão a movimentar mais ainda o corpo, como bolas, elásticos, kettlebell, escadas e muito mais.

Esse exercício não conta com aparelhos para definir partes do seu corpo específicas, pois as atividades físicas do treinamento funcional são feitas com o seu peso corporal. Tornando a prática bem atraente pra quem deseja fugir dos equipamentos das academias.

Quem pode praticar o treinamento funcional?

Esse treinamento é mais indicado para quem já é acostumado com atividades físicas, mas isso não é uma restrição. De toda forma, o recomendado mesmo é consultar um médico, assim você pode começar com exercícios mais simples e depois passar para outros que irão exigir mais condicionamento físico.

Com o aval do médico até pessoas sedentárias podem se render a esse treinamento. Essa prática é muito procurada por quem deseja perder peso, por não trabalhar com músculos isolados, em um único dia de treinamento funcional você consegue perder até 800 calorias.

Neste artigo, vamos te mostrar porque o treinamento funcional é ideal para você que deseja emagrecer e te revelar vários benefícios que essa prática vai trazer para sua vida.

O treinamento funcional é adaptável

O treinamento funcional é totalmente adaptado a sua rotina: se você trabalha em um escritório, seu treinamento será diferente da pessoa que trabalha todo dia caminhando carregando peso, ou seja, será de acordo com as suas especificidades e objetivos.

Caso você sofra com algum tipo de limitação, essa técnica também será adaptada de acordo com sua necessidade e capacidade.

Dessa forma você consegue escolher a melhor atividade que vai ser adaptar a sua rotina e ao seu gosto. É importante que você opte pelos exercícios que são do seu perfil e do seu agrado, pois assim ficará mais fácil iniciar o treinamento e se manter firme nele.

Lembrando que após a liberação médica você deve conversar com seu treinador sobre os seus objetivos e gostos, pois através disso ele conseguirá elaborar um treino que esteja bem alinhado com seu perfil.

Não tente começar com movimentos mais complexos, pois você pode se lesionar, ouça sempre seu coach ou treinador.

As sessões dos treinamentos são divertidas

A gente sabe o quanto pode ser chato e monótono ir para a academia fazer todos os dias os mesmos exercícios, que são sempre destinados a alguma parte do corpo específica.

Já o treinamento funcional emagrece e passa longe da monotonia, pois ele é divertido, interativo e bem mais eficaz. Os exercícios são os mais diversos possíveis e podem ser realizados no parque, na praia ou no campo, tornando assim as sessões bem divertidas e motivadoras.

É bem claro os motivos porque o treinamento funcional surgiu como uma alternativa para quem deseja emagrecer, pois ele foge dos exercícios convencionais e da mesmice da academia.

Desenvolve diversas habilidades motoras

Antes de começar a prática do treino funcional é preciso que você passe por uma avalição padrão para saber o nível da sua memória motora.

Bom, memória motora é como se fosse um acervo, uma herança, de todas as atividades que você fez durante a sua vida. Depois de feita essa avaliação é possível saber quais habilidades você possui que irão te ajudar na prática do treinamento funcional.

Caso você não tenha tantas habilidades, você começará por outra atividade física, antes de iniciar o treinamento funcional em si. É importante que você passe por um médico antes e tenha um treinador para acompanhar seu desenvolvimento.

A sua evolução no treinamento funcional irá auxiliar no desenvolvimento das suas habilidades motoras, tais como correr, saltar, se equilibrar, flexionar, etc.

Fortalece os músculos

Além de te ajudar a emagrecer de forma saudável, o treinamento funcional fortalece a musculatura e isso é um dos motivos que essa técnica vem sendo tão procurada até por famosos.

Por movimentar muitos músculos os exercícios feitos durante as sessões do treinamento funcional ajudam a perder peso e a definir o corpo. Tudo isso sem precisar focar em exercícios destinados só para barriga, perna ou bumbum.

O treinamento funcional consegue ser até mais eficiente que a musculação, pois mesmo que você escolha fazer movimentos que foquem na perna, todos os seus músculos irão se beneficiar de alguma forma, já na musculação os exercícios são focados em grupos musculares separados.

Antes de pensar em substituir a musculação pelo treinamento funcional é necessário que você tenha em mente o que deseja alcançar. Caso seu objetivo seja um corpo de fisiculturista, a musculação é mais indicada pois o foco dela é a força. Agora, se você preza pela definição muscular sem abrir mão da harmonia estética o treinamento funcional é pra você.




 

Melhora a sua postura

O treinamento funcional irá melhorar a sua postura e até resolver complicações como dores nas costas, pois durante a prática dos exercícios é exigido que você fique com a postura ereta.

Além do mais, um dos objetivos do treinamento funcional é fortalecer a musculatura, restaurar funções corporais e encontrar o equilíbrio e movimento das articulações.

Logo, você será capaz de manter a coluna ereta durante as sessões do treinamento funcional e no dia a dia também, diminuindo assim o risco de sentir dores.

Melhora o seu condicionamento físico

O treinamento funcional te garante resistência, equilíbrio, flexibilidade e emagrecimento, além disso ele melhora o seu condicionamento físico.

O condicionamento físico nada mais é que várias atividades que melhoram o funcionamento do seu metabolismo e da sua musculatura.

Como o treinamento funcional exige diversos movimentos dos seus músculos que trabalham em conjunto, maior o seu gasto enérgico será e melhor ainda será o seu condicionamento físico.

Qualidade de vida

Toda atividade física promove uma qualidade de vida melhor, pois exige que você se adeque a ela e melhore sua alimentação e outros parâmetros que envolvem as condições básicas da qualidade de vida.

Com o treinamento funcional não é diferente, pois além de oferecer todos os benefícios que já foi dito, como o emagrecimento, condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos, essa técnica melhora também seu bem estar e a sua saúde mental.

Mais benefícios!

Há mais benefícios que te farão enxergar que o treinamento funcional é a melhor opção para emagrecer:

  • Melhora a estabilidade da região do CORE, que são os músculos da região lombar, abdominal e pélvica;
  • Melhora a sua estabilidade, flexibilidade e mobilidade;
  • Melhora as funções cardíacas e a circulação;
  • Ajuda a prevenir doenças como tendinite.

O treinamento funcional ajuda a emagrecer de uma forma mais rápida que academia, então ele é um grande aliado para quem deseja perder peso de forma saudável, sendo, sem dúvida, uma das melhores opções. Para começar você pode optar por uma aula experimental, nela você verá o quanto essa prática é divertida e dinâmica.

Consulte um médico também para mudar seus hábitos alimentares, pois uma alimentação saudável faz toda a diferença quando se deseja perder peso.

Não se esqueça de fazer os alongamentos antes das sessões de treinamento funcional e se manter hidratado antes, durante e depois dos exercícios físicos.

Respeite os limites do seu corpo, pois só assim você vai conseguir emagrecer, ser saudável e obter a tão sonhada qualidade de vida, isso tudo através do treinamento funcional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o primeiro comentário a "Treinamento Funcional para emagrecer"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*